CRISTO É O PRIMEIRO "SENHOR" Cl 1.13-20 (4)
Notes
Transcript
Cristo é o primeiro. “Senhor” Cl 1.13-20
Cristo é o primeiro. “Senhor” Cl 1.13-20
CONTEXTO
Contexto imediato e literário
O que vem antes
qual ESBOÇO da carta. Cristo e o primeiro Cl1.18.
a. Doutrina - A primazia de Cristo é declarada. CAP 1
b. Perigo - A primazia de Cristo é defendida. CAP 2
c. Dever - A primazia de Cristo é demostrada.
Qual CONTEÚDO da carta.
a. Amor. 1.1-2
b. Milagres 1.3-8
c. Oração 1.9-12
d. Senhor.1.13-20
e. Ministério . 1.21- 2.3
f. Santos. 2.4-15
g. Cuidado. 2.16-23
h. Céu e terra. 3.1-11
i. Revestidos. 3.12-17
j. Família. 3.18-4.1
l. Palavras 4.2-9
m. Amigos. 4.10-18.qual ESBOÇO da carta. Cristo e o primeiro Cl1.18.
a. Doutrina - A primazia de Cristo é declarada. CAP 1
b. Perigo - A primazia de Cristo é defendida. CAP 2
c. Dever - A primazia de Cristo é demostrada.
O que vem depois
Qual CONTEÚDO da carta.
a. Amor. 1.1-2
b. Milagres 1.3-8
c. Oração 1.9-12
d. Senhor.1.13-20
e. Ministério . 1.21- 2.3
f. Santos. 2.4-15
g. Cuidado. 2.16-23
h. Céu e terra. 3.1-11
i. Revestidos. 3.12-17
j. Família. 3.18-4.1
l. Palavras 4.2-9
m. Amigos. 4.10-18.
Contexto histórico e cultural
ESTRUTURA
1. A preeminência de Cristo na obra da redenção . Colossenses 1.13–14 “Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados.”
Os mestres do engano, os emissários da heresia, os paladinos da mentira haviam chegado a Colossos disseminando seu veneno. Eles atacaram as doutrinas da criação e da redenção. Eles negavam tanto o fato de Cristo ser o criador quanto o fato de Cristo ser o redentor.
Refutando as teses dos falsos mestres, Paulo destaca quatro grandes verdades a respeito da salvação que temos em Cristo.
A. O homem não pode libertar a si mesmo desse império de trevas (13a)
Deus é o único que pode nos libertar desse império das trevas
B. Deus nos transportou para o Reino do Seu Filho Amado (13b)
C. Deus nos redimiu por meio do Seu Filho (1.14).
D. Deus nos perdoou por intermédio do Seu Filho (1.14b).
2. A preeminência de Cristo na obra da criação Colossenses 1.15–17 “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.”
William Hendriksen diz que a glória de Cristo na criação é igualada por Sua majestade na redenção. A passagem em tela lida com várias questões a respeito da criação como: Qual é a origem do universo? Que poder trouxe o universo à existência? Existe mais do que um mundo no universo? Existe a dimensão física e espiritual no universo? Qual é o propósito da criação? O que mantém o universo harmoniosamente funcionando? O apóstolo Paulo responde a todas essas perguntas neste texto e também refuta algumas teorias velhas e novas disseminadas com grande estardalhaço.
A. Jesus Cristo é a exegese de Deus, a expressão visível do Deus invisível (1.15a).
B. Jesus Cristo tem a mais alta honra na criação (1.15b).
C. Jesus Cristo é o autor da criação (1.16).
Jesus Cristo não é uma emanação de Deus, como ensinavam os gnósticos. Não é um espírito iluminado como ensinam os espíritas. Não é o primeiro ser criado como ensinavam os arianos e ainda ensinam os testemunhas de Jeová. Ele é o criador do universo.
D. Jesus Cristo preexiste à criação, é independente da criação e maior do que toda a criação (1.17a).
3. A preeminencia de Jesus com a Igreja Colossenses 1.18–20 “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas. Porque Deus achou por bem que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.”
A. Cristo e o cabeça da igreja. (17)
Assim como um corpo não tem vida sem a cabeça, uma Igreja não existe à parte de Cristo. Se Cristo não é a cabeça da Igreja, ela está morta. A cabeça da Igreja não é o papa, mas Cristo. Jesus é o fundamento, o dono, o edificador e o protetor da Igreja (Mt 16.18). Warren Wiersbe diz que nenhum cristão na terra é cabeça da Igreja. Vários líderes religiosos podem ter fundado congregações ou denominações, mas somente Jesus Cristo é o fundador da Igreja.
B. Cristo e a fonte da igreja. (18)
palavra grega arque significa “começo, princípio, origem”. Refere-se à prioridade temporal e ao poder originador, revelando que Cristo é a fonte da Igreja. A Igreja tem sua origem Nele. O catolicismo romano diz: Ubi Petros, ibi eclesia, “onde está Pedro, aí está a Igreja”, mas a Palavra de Deus diz: Ubi Cristos, ibi eclesia, “onde está Cristo, aí está a Igreja”. Jesus é quem supre a Igreja através dos dons e através do poder do Seu Espírito e da Sua Palavra. A posição que o pontífice romano ocupa é uma usurpação. A Igreja está edificada sobre Cristo e não sobre o papa.
C. Cristo é aquele em quem reside toda a plenitude (1.19).
Tudo quanto Deus é habita em Cristo. A palavra grega pleroma, “plenitude”, neste contexto, descreve a soma de todos os atributos e poderes divinos. Toda a plenitude da divindade e todos os atributos divinos residem em Cristo. Essa plenitude “não consistia em algo acrescentado a Seu ser como algum elemento não natural, mas sim algo que era parte permanente de Sua essência”.
1. A preeminência de Cristo na obra da redenção .
2. A preeminência de Cristo na obra da criação
3. A preeminencia de Jesus com a Igreja
GRANDE IDEIA: foi atraves da maravilhosa obra de Cristo, na rendenção dos pecadores, que encontramos uma viva esperança, para vivermos junto para todo sempre.
RESPOSTA DESEJADA: Cristo de fato tem sido o cabeça da minha, sua e da nossa vida?
TEOLOGIA BIBLICA: 1Coríntios 11.1–3 “Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo. Eu os elogio porque em tudo vocês se lembram de mim e retêm as tradições assim como eu as transmiti a vocês. Quero, porém, que saibam que Cristo é o cabeça de todo homem, e o homem é o cabeça da mulher, e Deus é o cabeça de Cristo.”
APLICAÇÃO